Tipos de Processos e Fases
Antes de iniciar qualquer obra que envolva redes prediais (abastecimento de água, saneamento ou águas pluviais), deve:
Dica: Em caso de dúvida, o requerente pode solicitar uma reunião ou visita técnica através do canal “Fale Connosco”.
Existem 3 tipos de processos de redes prediais:
Obras de substituição das redes prediais existentes, que não prevejam alteração de calibres e/ou traçados.
Quando há obras de construção ou remodelação que envolvam a instalação de novas redes prediais.
Quando o edifício é existente, com processo de redes prediais concluído na AEdP, e pretende realizar pequenas obras de construção e/ou de remodelação, como por exemplo: construção de piscinas tipo III, individualização de ligações à rede pública, correção de interligações de redes, remodelações sem alterações significativas das redes prediais, entre outros.
As condições específicas para cada tipo de processo encontram-se no Manual de Processos de Redes Prediais.
Quando o edifício é existente, as redes prediais executadas não foram comunicadas à AEdP e verifica-se que não são necessárias obras de correção para a legalização.
Sim. O tipo de processo pode ser alterado pelo requerente ou pela AEdP.
O requerente pode:
A AEdP pode reclassificar o tipo de processo, mediante a análise dos documentos submetidos, do processo existente na AEdP e/ou da verificação da intervenção a realizar.
O Processo de Ligação é composto pelas seguintes fases:
Nota: Todas as fases são obrigatórias, à exceção da fase Ramais de Ligação que pode não ser aplicável ao processo em causa.
O Processo de Ligação - Simplificado segue uma tramitação mais direta e inclui:
O Processo de Ligação - Regularização inclui apenas a fase de Vistoria – Verificação técnica das redes existentes, onde se inclui a entrega de telas finais. Após validação, é emitida a Declaração das Instalações Prediais (CIP).
Nota: Poderá ser necessária uma visita prévia da AEdP para validar o enquadramento do processo.
Não, ao nível dos procedimentos administrativos. Os processos em curso (anteriormente apelidados de Processos de Licenciamento) foram reclassificados como Processos de Ligação.
Não. Os requerimentos em curso mantêm-se inalterados, tanto nos procedimentos como na cobrança de serviços.
Sim. Por iniciativa do requerente, ou a pedido da AEdP, podem ser entregues telas finais para futuras consultas e para cadastro da entidade gestora.
Início de Processo
A fase Início de Processo é o ponto de partida para qualquer processo de redes prediais e tem como objetivos:
Se estiver tudo correto, o processo avança para a fase seguinte, mediante o tipo de processo. Se houver erros ou falta de informação, o requerente é notificado para aperfeiçoamento e ressubmissão do mesmo pedido.
Iniciar um processo de redes prediais ficou mais simples e intuitivo para o requerente!
O requerente - proprietário do imóvel ou promotor - deve registar-se no Balcão Digital e criar um Novo Processo, na secção Projetos e Obras.
Nesta fase, apenas são necessários os seus dados pessoais e os do imóvel. Ao longo de todo o processo, e sempre que pretenda, poderá adicionar e/ou remover qualquer interveniente (técnico, representante, etc).
Caso pretenda fazer-se representar, deve entregar as minutas disponíveis para o efeito no próprio pedido, aquando da criação do novo processo.
Pedidos de Reuniões e Visitas
Estas opções estão disponíveis no Balcão Digital, através da opção “Pedido de Reunião/Visita à Obra”, após a primeira submissão do requerimento de Início de Processo.
Se ainda não iniciou nenhum processo, pode fazer o seu pedido através do Fale Connosco, indicando os motivos do mesmo.
Condições de Ligação
As Condições de Ligação são um conjunto de informações técnicas fornecidas pela AEdP que orientam o requerente na elaboração do projeto de redes prediais. Estas condições devem ser solicitadas antes da entrega do projeto e incluem:
A informação fornecida tem a validade de 1 ano. Após esse prazo, caso o projeto ainda não tenha sido submetido, será necessário solicitar novas condições de ligação.
O pedido de condições de ligação deve ser efetuado no âmbito de um Processo de Ligação (após a fase de Início de Processo), através do Balcão Digital – secção Projetos e Obras.
Projeto
A entrega de um projeto deve ser efetuada através do Balcão Digital - secção Projetos e Obras, após a obtenção das condições de ligação do respetivo Processo.
Na fase de projeto, a AEdP verifica se os projetos das redes prediais estão em conformidade com:
Se os projetos estiverem conformes, a AEdP valida as peças e emite um ofício de validação. Caso contrário, o requerente é notificado para proceder ao aperfeiçoamento e ressubmissão.
Início de Obra
O início de obra deve ser comunicado, com a antecedência mínima de 5 dias úteis do início dos trabalhos.
Ramais de Ligação
O pedido deve ser feito quando houver condições no local para a rede predial ser ligada à rede pública (inexistência de andaimes, gruas ou equipamentos semelhantes; rede em ponta, a 30 cm da fachada em via pública)
Deve submeter novo pedido de ramais.
Vistorias
O pedido de vistoria deve ser efetuado através do Balcão Digital, após a conclusão dos trabalhos das redes prediais e a instalação das peças sanitárias.
Antes da vistoria, o requerente deve garantir que o contador de obras está no nicho definitivo.
O pedido de deslocação do contador de obras para o nicho definitivo deve ser realizado através do canal Fale Connosco, acompanhado de uma fotografia do nicho definitivo preparado para o efeito.
Sem prejuízo do termo de responsabilidade entregue, na vistoria, a AEdP verifica se a execução das redes prediais está conforme com os projetos validados/telas finais/ficha e com a regulamentação em vigor, e verifica ainda:
Após a vistoria, se tudo estiver conforme, é emitida a Declaração de Conformidade das Instalações Prediais (CIP), que permite a celebração dos contratos definitivos de água e saneamento. Caso contrário, o requerente é notificado para proceder às correções necessárias e diligências associadas, bem como é informado da necessidade de revistoria, se aplicável.
O pedido de adiamento ou cancelamento da vistoria deve ser efetuado com uma antecedência mínima de 5 dias, através do canal Fale Connosco.
Acesso e Consulta
Pode consultar o estado de um processo através do Balcão Digital - secção Projetos e Obras. Para o efeito deve estar registado no Balcão Digital e o seu email deve fazer parte da lista de Acessos ao Processo de Ligação em causa. Esta lista é gerida pelo Requerente/Representante do processo.
Pode consultar o estado de um requerimento do seu processo de redes prediais através do Balcão Digital - secção Projetos e Obras. Para o efeito deve estar registado no Balcão Digital e o seu email deve fazer parte da lista de Acessos ao Processo de Ligação em causa. Esta lista é gerida pelo Requerente/Representante do processo.
A partilha de um processo de redes prediais é feita através do Balcão Digital - secção Projetos e Obras, no momento da criação do processo (fase Início do Processo), ou ao longo do seu desenvolvimento. Para o efeito, deve aceder ao separador Acessos do processo em causa e adicionar os dados do interveniente.
O processo deve ser sempre iniciado pelo proprietário/promotor/representante de forma a garantir a possibilidade de acompanhamento total do processo até à sua conclusão. Pode solicitar a partilha deste a um interveniente da equipa técnica (através da introdução dos respetivos dados no separador Acessos do processo), ou fazer o pedido através do canal Fale Connosco, juntando a sua identificação e a caderneta predial e/ou certidão permanente atualizada do imóvel/fração.
Custos e Faturação
Sim. O novo regulamento prevê que apenas sejam cobrados custos referentes aos pedidos de Condições de Ligação, Ramais de Ligação, Fiscalização e Vistoria.
Para os requerimentos pagos antes de 5 de maio de 2025, e em curso, não há lugar à devolução de qualquer valor.
Os custos variam conforme o tipo de processo. Estão sujeitos a pagamento os seguintes pedidos: Condições de Ligação, Ramais de Ligação, Fiscalização e Vistoria.
Através de referência Multibanco, Payshop ou presencialmente nos balcões de atendimento da AEdP.
Deve efetuar o pedido através do canal Fale Connosco.
Deve efetuar o pedido através do canal Fale Connosco, indicando o número do processo de ligação da AEdP e a morada ao qual se refere.
Desistência ou arquivo do processo
Pode efetuar o seu pedido através do canal Fale Connosco.
Pode ser reaberto mediante pedido fundamentado através do canal Fale Connosco.
Outros
É um guia técnico que descreve todas as etapas e requisitos para a ligação de redes prediais de abastecimento de água, drenagem de águas residuais e pluviais à rede pública, através do Balcão Digital da AEdP.
Pode efetuar a correção de dados de um processo de redes prediais, através do Balcão Digital – Fale Connosco.
O processo de redes prediais iniciado fora do Balcão Digital pode ser iniciado no referido balcão através da criação de novo processo. A AEdP diligenciará internamente pelo posicionamento correto na respetiva fase, para que o requerente possa dar continuidade ao processo.
Caso não tenha qualquer ligação à rede pública de abastecimento de água, deverá iniciar um Processo de Ligação.
Nos casos em que já exista ligação à rede de abastecimento de água e/ou à rede de saneamento e não se verifiquem alterações às redes prediais existentes, poderá optar por um Processo de Ligação – Simplificado.
Caso já tenha ligação à rede de abastecimento de água e/ou à rede de saneamento, deverá iniciar um Processo de Ligação – Simplificado.