Deve comunicar regularmente a leitura do seu contador, de forma a garantir o máximo de leituras do seu consumo mensal real. Isto vai reduzir a estimativa de consumos, resultando numa faturação mais exata.
Como ler o contador?
No visor do contador, considere apenas os números à esquerda da vírgula, com o fundo de cor preta ou branca, para comunicação da leitura. Ignore os números a vermelho na parte direita.
Quais as vantagens da leitura real em dia?
- Evita a estimativa do consumo, permitindo-lhe pagar exatamente o que consome mensalmente;
- Evita acertos de contas por valores faturados em excesso ou em defeito, tendo em conta as faturas anteriores;
- Permite detetar fugas de água (visíveis ou não), contribuindo para a redução de perdas na rede predial, evitando, deste modo, gastos desnecessários na sua fatura
Quando deve comunicar a leitura do contador?
O período ideal de comunicação de leituras pode ser revisto após a emissão da sua fatura. Não sendo possível atualizar um documento já emitido, deve considerar como mais atualizado o período que visualiza no seu Balcão Digital.
Assim, por favor forneça a sua leitura o mais próximo possível do final do período que consta na fatura ou consulte o período atualizado no seu balcão.
Como comunicar a leitura do contador?
Para comunicar a leitura do seu contador deverá possuir o número da sua instalação (na primeira página da fatura, por cima do gráfico do histórico de faturação) e os dados de consumo registados no seu contador. Pode comunicar a leitura das seguintes formas:
- Linha telefónica grátis (24 horas por dia): 800 020 004
Como consultar todas as leituras do contador?
A Águas e Energia do Porto disponibiliza neste website um serviço de atendimento no Balcão Digital, através do qual poderá:
- Comunicar a leitura do seu contador;
- Consultar o histórico de leituras do seu contador;
- Consultar as suas faturas emitidas;
- Consultar o seu contrato;
- Alterar alguns dos seus dados pessoais enquanto cliente;
- Aderir à fatura eletrónica.