Fontes e Fontanários

 

 

Pontos de vivacidade do município do Porto, as Fontes e os Fontanários espalhados pelas ruas, largos e praças da cidade constituem locais onde o património e a história do Porto é visível e som da água ecoa. Fonte dos Leões, Fonte Monumental Mouzinho da Silveira, Fonte da Cantareira, Chafariz do Passeio Alegre, Chafariz da Trindade e Fonte da Praça da Ribeira são alguns exemplos da Fontes mais emblemáticas da cidade.

De corrente da avaliação do estado destas estruturas, a Águas e Energia do Porto, EM, desenhou os projetos estratégicos “Fontes do Porto” e “Plano de Manutenção e Higienização de Fontes, Fontanários e Bebedouros” que têm como objetivo, respetivamente, a reabilitação e a reestruturação das fontes e fontanários da cidade, e a manutenção e higienização contínua de todas as estruturas, por forma a oferecer à população do Porto e aos seus visitantes o melhor do património municipal e, nos casos aplicáveis, garantir a permanente potabilidade da água com excelente qualidade.

Alguns exemplos recentes de reabilitação são a Fonte da Batalha, na Praça da Batalha, e o Monumento ao Empresário, na Avenida do Marechal Gomes da Costa, que necessitavam de uma intervenção de fundo urgente e que atualmente se encontram em pleno funcionamento, oferecendo uma nova vivacidade a estes locais emblemáticos da cidade.

Atualmente o Porto dispõe de um total de 170 Fontes e 65 Fontanários distribuídos pelo tecido urbano.

Bebedouros

 

Aliados às Fontes e aos Fontanários, a cidade do Porto está dotada de um total de 115 Bebedouros nos principais circuitos pedonais e clicáveis.

A Águas e Energia do Porto, EM, no âmbito da campanha de incentivo ao consumo de água da torneira, tem vindo a promover a instalação de bebedouros em múltiplos locais da cidade. Desta forma, tem-se incrementado o número de pontos de água potável disponíveis para consumo dos munícipes e dos que visitam diariamente o Porto.

Os bebedouros atualmente existentes, bem como os que estão previstos instalar, possuem múltiplas características que visam adaptar-se às diferentes utilizações e meios do tecido urbano. Assim sendo, no Porto podemos encontrar desde bebedouros modernos, nas ciclovias e parques, a bebedouros históricos, bem como bebedouros inclusivos para pessoas de mobilidade reduzida e bebedouros adaptados a animais.