Se considera que o seu consumo de água não justifica o valor da fatura, siga estes passos.
Comece pelo passo 1. Se não ficar resolvida a situação, passe ao 2 e assim sucessivamente.
1. Veja se fizemos algum acerto de faturação
Quando não nos dão acesso ao contador, nem nos enviam as leituras, temos de emitir as faturas com base em estimativas de consumo. Por vezes, os valores das estimativas são mais baixos do que o consumo real.
Por isso, mais tarde, quando conseguimos o acesso ao contador, ou nos envia a leitura, emitimos uma fatura que faz um acerto, que pode originar um valor mais alto do que o habitual.
Verifique o verso das suas faturas anteriores. Quando foi a última vez que uma fatura foi emitida com base na leitura do contador ?
A fatura foi emitida com base na leitura do contador se o campo “Tipo Leitura” for “Empresa”, “Telemetria” ou “Cliente”.
2. Verifique se a última leitura do contador foi bem registada
Compare o valor que aparece no seu contador da água e o valor da leitura registada no verso da fatura. Se os valores forem muito diferentes, envie-nos uma fotografia do contador para percebermos se há algum erro no registo da última leitura (por exemplo, o contador marca 350 e a fatura indica 850 – pode ter existido um lapso no registo da leitura, confundindo o 3 com o 8). Se existiu algum erro, iremos corrigi-lo!
Faça o seguinte:
1) Tire uma fotografia do contador;
2) Entre no Balcão Digital em aguasdoporto.pt;
3) Vá a Fale Connosco e selecione “Pedido”. Terá acesso a um formulário de contacto para preencher;
4) Na janela de “Âmbito do pedido” selecione o tema “Leituras e Contadores”, o assunto “Leitura do Contador” e o subassunto “Pretendo enviar fotografia com leitura do contador à data atual (em resposta ao V/ pedido)”.
5) Junte a fotografia na janela “documentos” e submeta.
3. Verifique se há alguma rotura na canalização ou avaria a causar uma fuga de água
Comece por confirmar se o contador da água se encontra a contar mesmo quando não está a utilizar a água.
Inspecione todas as torneiras, autoclismos e canalizações. Veja também o cilindro ou a caldeira e mesmo os painéis solares. Se a sua casa tiver pátio, varanda, jardim, piscina ou sistemas de rega, a fuga pode ser numa dessas zonas, ou noutra pouco utilizada. Siga as Instruções para procurar fugas de água, disponíveis para download no final desta página.
Se não encontrar uma fuga, faça o seguinte:
1. Quando se for deitar: feche todas as torneiras de casa, exceto a torneira de segurança, junto ao contador;
2. anote a leitura do contador;
3. De manhã, volte a fazer a leitura do contador. Se a leitura do contador mudou e ninguém em casa usou água, há uma fuga de água que importa encontrar o mais rapidamente possível.
Se encontrar uma fuga, feche a torneira de segurança junto ao contador (ou, caso tenha, a torneira de corte do compartimento afetado) e leia as Instruções para documentar uma fuga de água, disponíveis para download no final desta página.
Se fechar a torneira de segurança junto ao contador e mesmo assim a água não parar de correr, ligue 225 190 800 – opção 3 “comunicação de avarias” (disponível 24h por dia, custo de uma chamada para a rede fixa nacional).
Em alguns casos de fugas, justifica-se baixar o valor da fatura. Mas só conseguimos avaliar a situação e calcular o ajuste se seguir as instruções.
Leia as Instruções para documentar uma fuga de água, disponíveis para download no final desta página.
Se não conseguirmos recolher a leitura do contador as próximas faturas terão na sua base estimativas de consumo. As estimativas de consumo são calculadas de acordo com o seu histórico de consumos, que vai ser afetado pela fuga. Para evitar que sejam emitidas faturas com estimativas de consumo elevadas comunique-nos a sua leitura.
