01/07/2024

Depois de uma análise sobre os tópicos de sustentabilidade em que tem maior impacto, a Águas e Energia do Porto divulga o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, onde relata o seu desempenho e impactos no ambiente, nas pessoas e na economia, durante o ano de 2022. Focado no futuro que nos move, este relatório mostra como a AEdP cuida do planeta, cresce com as pessoas e cria confiança na comunidade. 

Os quatro pilares estratégicos representam as prioridades colocadas em prática no Porto em matéria de água e energia: o foco no Cliente e Comunidade, a integração da sustentabilidade na atividade diária, a otimização dos recursos hídricos e energéticos e a integração da inovação e tecnologia para capacitar os colaboradores. 

Internamente, o  Relatório de Sustentabilidade de 2022 destaca os programas de desenvolvimento de competências dos colaboradores, contabilizando mais de 17 500 horas de formação dada. Adicionalmente, destaque também para o desempenho da Empresa com uma avaliação de 7,8 (numa escada de 1 a 10 pontos) da Qualidade Percecionada e da Satisfação do Cliente.  

Sendo o Ambiente uma das áreas de maior foco da Empresa, esse ano ficou marcado, ainda, por um importante papel na descarbonização da cidade, tendo sido evitadas 142 toneladas de CO2 emitidas para a atmosfera, através da venda de energia renovável produzida. Também em 2022, o consumo de combustíveis fósseis dentro da organização foi reduzido em 11% e foram produzidas 31 906 toneladas de lamas nas estações de águas residuais. 

Os grandes compromissos em destaque foram a subscrição do Pacto do Porto para o Clima e da Declaração de Compromisso para a Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas, bem como a adesão à iniciativa act4nature Portugal, do BCSD Portugal. 

Em matéria de relação com a comunidade, destaque para os 100% de acessibilidade física do serviço de abastecimento de água, o que garante a igualdade de acesso a um bem universal – a água –, contribuindo diretamente para o empoderamento de comunidades socioeconomicamente mais fragilizadas, tendo um impacto positivo na sua qualidade de vida. Já ao nível da sensibilização e educação ambiental, foram 28 913 os participantes nas atividades de educação ambiental, que têm como objetivo aumentar a consciencialização e impulsionar mudanças de comportamento. 

Este é o primeiro relatório de sustentabilidade da Águas e Energia do Porto, que pretende mostrar a "fotografia" da atividade diária da Empresa e a sua resposta aos tópicos mais relevantes, contando, com o envolvimento das partes interessadas do ecossistema municipal, mas também externos. 

O objetivo é conferir uma visão da contribuição da empresa para o desenvolvimento sustentável do Porto, bem como para a criação de valor destinado aos clientes, aos colaboradores e à comunidade da cidade. 

“Estamos a construir um Porto a olhar para o futuro, com qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. A AEdP, enquanto único player nacional que integra os setores da água e da energia, assume um papel central na promoção de uma cidade mais sustentável, resiliente e inovadora, no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, das Nações Unidas”, refere Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto e Presidente da Águas e Energia do Porto. 

O Relatório de Sustentabilidade da Águas e Energia do Porto será publicado anualmente e mostrará o desempenho da empresa nos seus tópicos materiais de sustentabilidade (ambiental, social e económica).