Para assinalar a data, serão realizadas duas visitas guiadas à Central de Sobreiras e ao Ejetor do Ouro, nos dias 24 de novembro e 1 de dezembro, às 15h00. O percurso começa junto à ETAR de Sobreiras e passa por uma exposição histórica que destaca a importância do sistema de saneamento e os avanços tecnológicos que este trouxe à cidade.
Um dos grandes destaques desta iniciativa é o Ejetor do Ouro, uma infraestrutura com uma enorme relevância na construção da rede de saneamento da cidade. Recentemente recuperado pela Águas e Energia do Porto, integra agora o espólio patrimonial da cidade gerido pela Empresa Municipal. Os participantes vão ficar a conhecer mais sobre o passado oitocentista da cidade e a evolução das infraestruturas de saneamento, que desempenharam um papel crucial na melhoria das condições de salubridade e higiene do Porto.
120 anos da rede de saneamento da cidade
A idealização da rede de saneamento teve início na década de 1890, impulsionada pelo movimento higienista liderado por Ricardo Jorge, chefe da Repartição de Higiene do Porto. Em 1897, foi lançado um concurso para a construção da rede, e, em 1903, foi assinado um contrato com a empresa londrina Hughes & Lancaster. As obras começaram em abril de 1904, com a instalação dos primeiros tubos de grés, e a "1ª fase inglesa" das obras foi concluída em 1907. Durante este período, foram construídos os Ejetores Shöne ao longo da marginal e a Central de Sobreiras, que fornecia energia por meio de compressores a vapor e um elétrico.
A rede de saneamento separativa, concluída em 1907, foi a primeira do género em Portugal e representou um marco significativo para a cidade, tendo contribuído para o avanço das condições de saúde pública. Ao longo dos anos, a rede foi ampliada e modernizada, mas os marcos históricos da sua construção continuam a testemunhar a inovação e o desenvolvimento da cidade.
O evento será uma oportunidade única para explorar os vestígios de uma das infraestruturas que transformaram a saúde pública urbana do Porto no início do século XX. As inscrições devem ser submetidas para o email parquedasaguas@aguasdoporto.pt.