No Dia Mundial da Água, que amanhã se assinala, a Águas e Energia do Porto lança uma plataforma que pretende ajudar o consumidor a dotar as suas habitações ou estabelecimentos comerciais de uma maior eficiência hídrica. Além de um guia digital de boas práticas para a poupança de água, o “POUPA-ME” proporciona um contacto direto com a Águas e Energia do Porto para resolução de qualquer avaria.
Esta pretende ser uma “ferramenta de bolso”, que, de forma dinâmica, intuitiva e acessível em qualquer dispositivo eletrónico, sem necessidade de instalação, ajuda a um consumo mais eficiente de um recurso que, sendo escasso, é um dos mais importantes do planeta.
Além das dicas mais correntes, a plataforma recorre à interatividade com ilustrações para passar a mensagem, tornando-o uma ferramenta apelativa até para as camadas mais jovens, podendo facilmente ser utilizada como instrumento de educação ambiental para professores e educadores.
Acresce, ainda, que os clientes da empresa municipal que se depararem com problemas ou avarias, serão encaminhados pela “POUPA-ME” para a melhor solução, integrando ferramentas de contacto direto com a Águas e Energia do Porto para resolução de qualquer avaria proveniente da rede pública.
A plataforma permite, também, a partilha de dicas entre utilizadores, através do envio de sugestões ou soluções a um amigo que esteja com algum problema relacionado com a rede de abastecimento de água, fomentando a disseminação das boas práticas de uma forma fácil e intuitiva.
Não sendo estanque, o objetivo é que este “guia de bolso” possa ir crescendo, com uma crescente adaptação da informação à realidade, seja da empresa, da cidade, e até do país, alargando a sua abrangência às redes de águas residuais e pluviais, passando pelos rios, ribeiras, praias e até energia. A lógica é que não fique apenas circunscrito à cidade do Porto e que possa ser utilizado por qualquer pessoa.
A desperdiçar água? POUPA-ME!
A Águas e Energia do Porto deixa a mensagem para que as entidades gestoras “desenvolvam o seu trabalho de forma a serem economicamente sustentáveis, encaminhado o seu investimento para a resiliência da rede e a diminuição das perdas de água”.
O papel destas, sublinha, “é fundamental na educação e reeducação de hábitos de consumo, mostrando o valor deste bem, especialmente numa altura em que a escassez de água é cada vez mais evidente, e mostrando, sobretudo, que a sua boa gestão beneficia a entidade e o cliente/cidadão, com impacto no ambiente”.