04/03/2024

A água é o ponto de ligação entre dois espaços localizados nos limites opostos da cidade do Porto. A ocidente, por entre as árvores do Parque da Cidade do Porto, o Pavilhão da Água mostra a importância deste recurso para o planeta e o seu valor para o futuro da humanidade. A oriente, junto ao Douro, o Parque das Águas guarda a história do abastecimento de água à cidade. Um bilhete, dois espaços e muito conhecimento à mistura.

Ao adquirir o bilhete para o Pavilhão da Água tem direito a uma visita guiada por esse verdadeiro museu a céu aberto da história do abastecimento à cidade do Porto, situado na sede da Águas e Energia do Porto. A bordo do lema da Educação Ambiental, o Pavilhão da Água convida a desfrutar da natureza da cidade, num outro ponto de interesse com uma enorme e valiosa ligação histórica com a cidade invicta.

Assim, o bilhete para entrada na exposição do Pavilhão da Água, que será devidamente carimbado após a visita, dá direito às visitas guiadas ao Parque das Águas nas datas aqui referidas, mediante inscrição prévia. O objetivo é dar o conhecer um verdadeiro miradouro à beira-rio plantado que atrai tanto pela vista panorâmica, como pelo sossego e património lá guardado. 

Parque das Águas guarda património histórico da cidade ligado à água

O Parque das Águas é um espaço museológico ao ar livre que guarda um espólio patrimonial capaz de contar a História do abastecimento de água da cidade do Porto. Preserva um conjunto de estruturas da água que foi transladado da cidade nos inícios do século XX, e que foi sendo conservado na sede da Águas e Energia do Porto, situada na Rua do Barão de Nova Sintra.

As visitas programadas vão passar pelas fontes de vários espaços da cidade, ruas, praças e outro edificado que já não existe na cidade, como o Mercado do Anjo e o Convento de São Bento de Avé Maria, que deu lugar à atual Estação de São Bento.

Recorde-se que o valor patrimonial singular do Parque foi reconhecido pela UNESCO em 2021, com a sua integração na Rede Internacional de Museus da Água da UNESCO.

Datas das visitas:

- 22 de março, no Dia Mundial da Água, às 15h00
- 18 de abril, no Dia Internacional de Monumentos e Sítios, às 15h00
- 18 de maio, no Dia Internacional dos Museus, às 15h00
- 5 de junho, no Dia Mundial do Ambiente, às 15h00
- 1 de outubro, no Dia Nacional da Água, às 15h00
- 22 de dezembro, no Natal, às 15h00


A marcação das visitas é obrigatória e as inscrições devem ser realizadas através do email parquedasaguas@aguasdoporto.pt. Esta promoção está apenas disponível para público em geral, não se aplicando a grupos escolares ou outros.