O Pavilhão da Água foi ontem palco
para o lançamento do programa de alteração comportamental de incentivo ao
consumo de água da torneira, promovido pela Águas do Porto. Na apresentação, que contou com a
presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e do
presidente da Águas do Porto, Matos Fernandes, foram também apresentados o
Plano de Segurança da Água e os resultados do estudo elaborado pela
Universidade Católica do Porto sobre esta temática.
Sob o mote "Beba Água do Porto", o programa de
incentivo ao consumo de água da rede pública pretende, no prazo de dois anos,
criar nos portuenses o hábito de beber água da torneira. Um dos argumentos mais
forte é, aliás, o seu preço: as estimativas apontam para que a água da torneira
do Porto seja 450 vezes mais barata do que a engarrafada.
O programa desenvolve-se em torno de cinco eixos
principais: Controlo, Saúde, Segurança, Preço e Sabor. A mensagem é simples: a
água da torneira do Porto é segura, faz bem à saúde e é barata.
Segundo as análises efetuadas à rede de distribuição
domiciliária, o Porto apresenta em 99,7% dos casos água de excelente qualidade.
A Águas do Porto fez, ao longo de 2014, 47417 análises que garantem assim o controlo
absoluto da qualidade da água para consumo humano, de acordo com as normas da
Organização Mundial de Saúde.
O Plano de
Segurança da Água, desenvolvido pela Águas do Porto, garante assim que a água
mantenha níveis de qualidade de excelência, prevenindo eventuais riscos para o
consumidor. Segundo o estudo da Universidade Católica, 73% dos portuenses
reconhece a boa qualidade da água da rede pública, no entanto, apenas 37,6% dos portuenses admite beber sempre água da torneira.
É, por isso, de extrema importância, divulgar e dar a conhecer a boa qualidade
da água da rede pública, garantida pelas análises regulares efetuadas pelo
Laboratório da Águas do Porto.
Água do Porto
em garrafa do Porto
O programa de incentivo ao consumo de água da torneira
prevê a criação de uma garrafa própria. A Águas do Porto vai lançar o concurso
de design no próximo mês de Abril e o vencedor deverá ser conhecido já neste
verão.
O objetivo é criar uma garrafa que seja produzida num
material inquebrável, que seja reutilizável, tornando-a, ao mesmo tempo, num
objeto de culto, numa tendência de moda. Será criada uma garrafa mais pequena e
portátil e uma com uma capacidade maior, para utilizar em casa e nos
restaurantes e bares que se queiram associar a este programa.