Na Águas e Energia do Porto, promovemos a qualidade dos serviços prestados, a sustentabilidade ambiental e a segurança e saúde do(a)s nosso(a)s Colaboradore(a)s como pilares fundamentais da nossa Missão. 

Neste sentido, implementámos o Sistema de Gestão Integrado, que nos permite gerir de forma articulada os requisitos de qualidade, ambiente e segurança, assegurando a conformidade legal, a eficiência operacional e a melhoria contínua das nossas atividades. 

O nosso SGI é certificado segundo os referenciais internacionais: 

  • ISO 9001 — Gestão da Qualidade; 
  • ISO 14001 — Gestão Ambiental; 
  • ISO 45001 — Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. 

Estas certificações refletem o nosso compromisso com a excelência, a transparência e o desenvolvimento sustentável. 

Âmbito da Certificação 

O Sistema de Gestão Integrado da Águas e Energia do Porto aplica-se atualmente às seguintes atividades: 

  • Atividades de sensibilização e educação ambiental 
    (certificadas segundo as normas ISO 9001 e ISO 45001) 
  • Gestão energética
    (certificada segundo as normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001) 

Em linha com a nossa estratégia de melhoria contínua, estamos a expandir progressivamente o âmbito do SGI a outras áreas de atividade da Empresa, com o objetivo de reforçar a qualidade dos serviços prestados, a sustentabilidade ambiental e a segurança das nossas operações. 

Esta abordagem reforça o compromisso da Águas e Energia do Porto com uma gestão integrada, responsável e alinhada com os princípios da eficiência, transparência e inovação. 

Política da Qualidade, Ambiente e Segurança 

Com o intuito de assegurar a prestação de um serviço de qualidade e um desempenho elevado junto dos seus clientes e das restantes Stakeholders, a AEdP assume um compromisso de excelência suportado na orientação para o cliente/comunidade, no envolvimento e desenvolvimento dos seus Colaboradore(a)s e no respeito pelas premissas do desenvolvimento sustentável, o que se reflete na Política de Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho: 

  • Resposta eficaz e eficiente às necessidades e expectativas dos clientes e demais Stakeholders, garantindo a sua satisfação; 
  • Cumprimento dos requisitos legais aplicáveis e outros em vigor e de qualquer outro compromisso a que se proponha voluntariamente; 
  • Monitorização contínua e respetivo reporte do desempenho das atividades desenvolvidas, promovendo a melhoria contínua e a otimização do SGI e dos seus processos; 
  • Proteção dos ativos, continuidade do negócio e mitigação dos riscos, prevenindo os incidentes e eventos adversos e reduzindo o seu potencial impacto; 
  • Proteção do ambiente e garantia da prevenção da poluição, através da gestão eficiente dos recursos e da minimização dos seus impactes ambientais; 
  • Valorização e motivação do(a)s Colaboradore(a)s, através da promoção do desenvolvimento profissional e do reconhecimento do mérito; 
  • Prevenção, controlo e monitorização dos riscos profissionais, acidentes de trabalho e doenças profissionais, de forma a proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis; 
  • Tomada de decisão alinhada com as orientações estratégicas e estabelecimento de objetivos com vista à melhoria continua do Sistema de Gestão Integrado; 
  • Comunicação e divulgação da Política a todos os Stakeholders, bem como a sua comunicação, entendimento e aplicação por todas as pessoas que trabalham na e para a organização; 
  • Promoção da consulta e participação ativa dos Stakeholders sobre a segurança, de forma a estarem envolvidos no desenvolvimento e melhoria das condições de trabalho; 
  • Contribuição para a proteção e preservação da biodiversidade e dos serviços de ecossistemas; 
  • Mitigação da emissão de gases de efeito de estufa e adaptação às alterações climáticas; 
  • Promoção da consulta e participação ativa dos Stakeholders para a melhoria das práticas de gestão ambiental da Empresa.