Na Águas e Energia do Porto, promovemos a qualidade dos serviços prestados, a sustentabilidade ambiental e a segurança e saúde do(a)s nosso(a)s Colaboradore(a)s como pilares fundamentais da nossa Missão.
Neste sentido, implementámos o Sistema de Gestão Integrado, que nos permite gerir de forma articulada os requisitos de qualidade, ambiente e segurança, assegurando a conformidade legal, a eficiência operacional e a melhoria contínua das nossas atividades.
O nosso SGI é certificado segundo os referenciais internacionais:
- ISO 9001 — Gestão da Qualidade;
- ISO 14001 — Gestão Ambiental;
- ISO 45001 — Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho.
Estas certificações refletem o nosso compromisso com a excelência, a transparência e o desenvolvimento sustentável.
Âmbito da Certificação
O Sistema de Gestão Integrado da Águas e Energia do Porto aplica-se atualmente às seguintes atividades:
- Atividades de sensibilização e educação ambiental
(certificadas segundo as normas ISO 9001 e ISO 45001)
- Gestão energética
(certificada segundo as normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001)
Em linha com a nossa estratégia de melhoria contínua, estamos a expandir progressivamente o âmbito do SGI a outras áreas de atividade da Empresa, com o objetivo de reforçar a qualidade dos serviços prestados, a sustentabilidade ambiental e a segurança das nossas operações.
Esta abordagem reforça o compromisso da Águas e Energia do Porto com uma gestão integrada, responsável e alinhada com os princípios da eficiência, transparência e inovação.
Política da Qualidade, Ambiente e Segurança
Com o intuito de assegurar a prestação de um serviço de qualidade e um desempenho elevado junto dos seus clientes e das restantes Stakeholders, a AEdP assume um compromisso de excelência suportado na orientação para o cliente/comunidade, no envolvimento e desenvolvimento dos seus Colaboradore(a)s e no respeito pelas premissas do desenvolvimento sustentável, o que se reflete na Política de Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho:
- Resposta eficaz e eficiente às necessidades e expectativas dos clientes e demais Stakeholders, garantindo a sua satisfação;
- Cumprimento dos requisitos legais aplicáveis e outros em vigor e de qualquer outro compromisso a que se proponha voluntariamente;
- Monitorização contínua e respetivo reporte do desempenho das atividades desenvolvidas, promovendo a melhoria contínua e a otimização do SGI e dos seus processos;
- Proteção dos ativos, continuidade do negócio e mitigação dos riscos, prevenindo os incidentes e eventos adversos e reduzindo o seu potencial impacto;
- Proteção do ambiente e garantia da prevenção da poluição, através da gestão eficiente dos recursos e da minimização dos seus impactes ambientais;
- Valorização e motivação do(a)s Colaboradore(a)s, através da promoção do desenvolvimento profissional e do reconhecimento do mérito;
- Prevenção, controlo e monitorização dos riscos profissionais, acidentes de trabalho e doenças profissionais, de forma a proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis;
- Tomada de decisão alinhada com as orientações estratégicas e estabelecimento de objetivos com vista à melhoria continua do Sistema de Gestão Integrado;
- Comunicação e divulgação da Política a todos os Stakeholders, bem como a sua comunicação, entendimento e aplicação por todas as pessoas que trabalham na e para a organização;
- Promoção da consulta e participação ativa dos Stakeholders sobre a segurança, de forma a estarem envolvidos no desenvolvimento e melhoria das condições de trabalho;
- Contribuição para a proteção e preservação da biodiversidade e dos serviços de ecossistemas;
- Mitigação da emissão de gases de efeito de estufa e adaptação às alterações climáticas;
- Promoção da consulta e participação ativa dos Stakeholders para a melhoria das práticas de gestão ambiental da Empresa.