De 9 a 11 de outubro, o Palácio do Freixo vai acolher a 5ª Conferência da Rede Internacional de Museus da Água (WAMU-NET) da UNESCO, da qual a Águas e Energia do Porto faz parte através do Parque Patrimonial das Águas.
Durante os três dias de evento, cerca de 30 oradores, portugueses e estrangeiros, vão abordar os desafios históricos e atuais da gestão sustentável do património da água, desvendando o que o futuro reserva.
O programa conta com sessões interativas, mesas redondas e espaços para networking entre participantes, oradores e membros da Rede de Museus da Água da UNESCO, com o objetivo de debater estratégias e soluções práticas para preservar e valorizar o património hídrico das cidades. Na programação estão ainda incluídas visitas guiadas às infraestruturas centenárias de abastecimento de água e saneamento da cidade do Porto.
Recorde-se que no Porto, o património cultural da água é representado pelo Parque Patrimonial das Águas, um museu ao ar livre que reúne todas as infraestruturas de água da cidade, registadas também na plataforma digital, Porto Water City, que é dedicada à educação patrimonial.
Esta Conferência é uma iniciativa da UNESCO que visa criar uma \nova cultura da água, sobretudo em ambientes urbanos. O programa completo do evento está disponível aqui e as inscrições já se encontram a decorrer neste formulário.
A Conferência será em inglês.