Para obtenção de uma água de qualidade adequada ao consumo humano e tendo por base o Decreto-Lei nº69/2023, de 21 de agosto, a Águas e Energia do Porto controlam a qualidade da água, não apenas no sistema predial, mas também no sistema de distribuição pública.
Nos sistemas prediais esse controle é feito através de dum Programa de controle de Qualidade da Água, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) que cumpre na integração do número de amostras (colhidas nas torneiras das redes prediais escolhidas aleatoriamente), a sua periodicidade e o número de parâmetros analíticos.
O controlo é efetuado em amostras de água colhidas nas torneiras normalmente utilizadas pelos consumidores, no interior dos prédios (redes prediais), tais como escolas, hospitais, cafés, restaurantes, hotéis e edifícios particulares.
Assim, os consumidores devem ter a entrada dos Técnicos do Laboratório de Águas e Energia do Porto, devidamente identificados, que efetuam a colheita de água para análise.
Não é possível garantir que a qualidade da água da rede pública que chega ao contador se manter no interior do prédio, uma vez que pode ser afetada pelas condições em que se encontra a rede do prédio e do próprio apartamento, condições que são da responsabilidade dos proprietários/utilizadores.
Consulte os resultados obtidos em amostras colhidas nas redes prediais, de água destinada ao consumo humano.
No sistema de distribuição pública o programa de controle operacional foi implementado de forma a garantia de uma observação permanente e contínua. A recolha das amostras é efetuada nas adutoras, fontes, fontanários, fins de rede e condutas de ligação dos reservatórios à rede, com uma dispersão adequada à avaliação da qualidade da água em toda a rede de distribuição pública.
Consulte os resultados obtidos em amostras colhidas na rede pública, de água destinada ao consumo humano.
O laboratório de análises da Águas e Energia do Porto presta serviços ao público em geral no controle de qualidade de águas naturais (superficiais, tratada e não tratada) e de águas residuais domésticas.
No caso de pretendente requisitar estes serviços que devem diretamente o laboratório de análises que o elucidará sobre o modo de proceder para a realização dos ensaios pretendidos.
Consulte: Preçário das análises à água de consumo